SEGUIDORES

sexta-feira, 17 de setembro de 2010

UMA EDICULA MULTIUSO



Edícula - em seu significado comum no Brasil, significa uma casa pequena, localizada no fundo de um terreno, normalmente dispondo apenas de um dormitório, sala, banheiro e cozinha e ocasionalmente uma garagem, com uma área de serviço externa e comumente com saída independente da casa principal. 
As edículas inicialmente eram construidas para abrigar mais pessoas da família, geralmente um membro da família (filho ou filha) que gerou sua propria família e por vários motivs construia ali sua morada. Com o passar do tempo ela ganhou outras funções e foram passadas de geração em geração pela transferência de conhecimento e métodos construtivos culturais e hierárquicos, sendo assim as edículas passaram a abrigar em suma a área de serviço e o quarto da colaboradora (empregada ou diarista).
Dessa maneira fui contratado para fazer o projeto de reconfiguração da seguinte edícula:

Ela era ao mesmo tempo quarto de empregada com banheiro (no meio), área de serviço (na direita) e possuia um espaço sem uso específico na esquerda, possuia de largura total 10,00 metros e comprimento 3,00 metros. Conforme o croqui:

Esta edícula deveria ter usos multiplos: deveria ser área de serviço, área de estudos e área de lazer.
O cliente gosta de se manter em forma e também solicitou-me uma pequena academia. Você deve estar se perguntando será que coube: Sim, claro a função do arquiteto é otimizar espaços, além de caber isto tudo ainda deu pra colocar um pequeno lavabo. o problema é que o mesmo ficou por trás da área de serviço, mas como o cliente disse que este espaço de lazer seria apenas usado por familiares resolvemos deixar assim:
  
O Resultado foi este:



 Edícula multiuso - lado direito churrasqueira com bancada em mármore bege bahia, no meio a pequena academia (ela coube a bicicleta, o supino e uma esteira), ao lado dela o home-office e do lado esquerdo a pequena área de serviço com tanque e máquina de lavar.
Observe que o piso foi elevado para evitar que á água da chuva "invada" esses ambientes. Até cogitei em colocar calhas para captação de água da chuva para irrigação do canteiro de plantas, mas o cliente acha feio as calhas de PVC expostas e acha caro as calhas embutidas no piso. 
Num próximo post eu coloco as fotos do passo-a-passo dessa obra, ainda estou gerenciado a fachada dela que é assunto para o próximo post e ainda está na fase de acabamento.



25 comentários:

  1. Nossa achei uma gracinha a edícula, eu tenho um terreno e gostaria muito de construir uma, mais nunca encontro uma charmosa, essa seria muito pequena, mais adorei... karinaseverino_287@hotmail.com
    Abraço.

    ResponderExcluir
  2. Olá,

    Essa edicula foi feita em um terreno de quantos m² ?????????????

    Me diz por favor....qual o custo para fazer uma edicula dessa???????

    Muitissississimo obrigada!!

    ResponderExcluir
  3. Parabéns! Lindo o projeto, gostaria de mais detalhes.

    ResponderExcluir
  4. Parabéns nesse trabalho, tenho o terreno e sonho em fazer assim um dia.

    ResponderExcluir
  5. Amei, nem dá para acreditar que uma obra linda dessa era aquele puxadinho feio. Parabéns.

    ResponderExcluir
  6. Boa noite! gostei muito deste projeto tenho um terro muito parecido gostaria de entrar em contato pra adquirir uma copia do projeto com as medidas é possivel
    Desde ja obrigado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia trabalho projeto se precisar posso criar vc

      Excluir
  7. Amei o projeto ficou fantastico ,estou planejando em fazer minha edicula e gostaria de uma idéia a medida é 7,30 X 3,00.Sendo que há uma escada que desce para o porão.

    ResponderExcluir
  8. Parabéns muito lindo . como faço para saber mais detalhes?

    ResponderExcluir
  9. Adorei o aproveitamento do espaço. Muito bom, parabéns! Eu tenho uma edícula, mas a minha tem 2 quartos, sala, cozinha, banheiro e varanda. Meu terreno é 10x50. A minha casa(edícula ficou assim construída: os dois quartos bem na parte de traz, sendo que tem um pequeno espaço entre eles que serve de guarda roupa embutido e, acima deste "guarda-roupas" tem janela, uma em cada quarto, como entrada de sol e vento, as portas desses quartos ficou lateral como se quisesse começar um corredor, mas já dá na sala. A cozinha é micro e o banheiro ficou dentro da cozinha ( o que não me agrada muito), quem tem porta-janela para a varanda, bem como a sala tem porta e janela que tambem ficam na varanda que é um retão de mais ou menos 3 metros de comprimentos e os 10 da largura total, como é construída toda a edícula ( em toda a largura). O total da área construída ocupa cerca de 10 metros do comprimento total, que como já disse, é de 50 metros. Já comprei-a assim, mas agora penso em transformá-la num pequeno sobrado que seja arejado, aconchegante e simples, sem "muitos gastos".`É possível enviar-me alguma proposta? Desde já, conto com a sua colaboração. Espero anciosa a resposta para que eu possa compartilha-la com meu esposo e um arquiteto aqui da minha cidade, que é no interior de Rondônia. Grata!

    ResponderExcluir
  10. Tem mais projetos de Edículas para Moradia???

    ResponderExcluir
  11. Eu quero fazer esse modelo de edícula, adorei, gostaria de compra-lo, quero que seja feito com as especificações do meu terreno, como podemos conversar?

    ResponderExcluir
  12. ME INTERESSEI POR DEMAIS, É LINDA. POR FAVOR ME MANDE O PROJETO COM AS METRAGENS QUERO UMA EM MINHA CASA. OBRIGADA, ROSA.

    ResponderExcluir
  13. estou pensando e,m construir uma edicula com 2 quartos do zero e gostaria de saber mais ou menos o valor total da obra!! por favor me tire essa duvida.. meu e-mail: penelope_tha@hotmail.com desde já agradeço a colaboraçãp

    ResponderExcluir
  14. nossa, ficou perfeito, trabalho mto bem feito! parabéns! isso que é engenheiro!

    ResponderExcluir
  15. lindo. tenho uja area de 10 mts de fundo, por 4.mts de lateral preciso construir uma edicula com 2 quartos e uma sugestao para um sobradinho,. gostaria que vc me desse uma dica .ou me emviasse um progeto. wiliamp@netsite.com.br abraço

    ResponderExcluir
  16. vc poderia me dizer é de quanto por quanto..tenho um espaço de terraço num apartamento de 9,35 por 4,80 o que vc acha que dá pra fazer desde já agradeço...marcioants1@msn.com

    ResponderExcluir
  17. eu tenho uma area de 6,80 por 15mts de comprimento...
    gostaria de fzr uma edicula de 4,5 por 15 e gostaria de colocar uma lavanderia, cozinha, banheiro e a churrasqueira

    ResponderExcluir
  18. Tenho interesse em comprar esse projeto dessa edicula, tenho um terreno com 9 metros de largura e posso usar 2, 50 cm ou 3 metros mesmo de comprimento, estou enviando o meu email para contato profissional. Refaça o projeto nessas medidas ou enviarei o projeto da planta para acertarmos valores.

    Grato

    ResponderExcluir
  19. Jefersoniprb@hotmail.com segue o meu email.

    ResponderExcluir
  20. Muito bom projeto...continua atual...Qto de material foi usado e em qto tempo a obra foi concluida?

    ResponderExcluir
  21. tenho interesse nesse projeto, por favor entre em contato comigo: isaque.pdr@gmail.com meu lote é 15x20

    ResponderExcluir
  22. Tenho uma garagem e gostaria de construir em cima dela ,um apartamento com dois quartos e cozinha americana mas sótenho 15 metros de frente a fundo,gostaria muito da sua ajuda.Obrigada ritap.porto@hotmail.com

    ResponderExcluir