SEGUIDORES

sexta-feira, 17 de setembro de 2010

REMODELAÇÃO DE FACHADA 2 - PROJETO 0012/2010

No post anterior eu havia tratado de uma edícula multiuso, neste post agora, irei  mostrar a fachada da casa que é detentora da edícula multiuso. O projeto solicitado exigia privacidade para a área interna, uma vez que o muro frontal não possuia um afastamento tootal do corpo principal da casa, ou seja, o telhado cobria tanto a garagem, e sobressaía pelo muro. Sendo assim, após o muro seguia-se o terraço (aberto) e logo em seguida a sala de estar. Para manter a privacidade e não perder a claridade, eu criei uma esquadria de perfis de aluminio pintados eletrostaticamente de branco, e projetei um canteiro raso na calçada, para que fossem plantadas especies que fizessem uma barreira (cortina verde) gerando assim a privancidade e não bloqueando como um todo a passagem de luz. Um outro elemento que cntribui para a claridade e permite a entrada de luz natural é um jardim de inverno que existe no terraço.

A fachada antes era assim:
Possuía muitos vãos com gradis de ferro, tinha revestimento em pedra miracema rustica e chapisco na cor natural. Os vão tem os cantos arredondaos imitando arcos (uma espécie de ecletismo paradoxal com a arquitetura colonial).

O projeto:
Foi usado pedra cariri amarela em filetes 0,03 x 0,03 x 0,30, assentadas como canjiquinha tanto no painel frontal quanto na parede divisória dos portões que foi criada em forma de trapézio, as espécies de plantas utilizadas são: agave-da-borda amarela, bambu-mossô e dracena maginata, todas essas espécies tem raiz curta, além de não exigirem regas constantes, própria de regiões secas, o que hoje é imprescindível em um projeto paisagístico  levar em consideração o uso da água, quanto menos melhor.

Em execução:


Nesta fase estão sendo assentadas as pedras e posteriormente será construída a parede divisória de tijolo (que também receberá revestimento de pedra) entre o portão social e o portão da garagem.
Assim que ficar pronto eu postarei aqui.

P.S.: Observe que os portões tiveram o formato modificado, pois ficaria muito escuro o terraço, sendo assim como os perfis da "bandeira" do portão era diagonal, o projeto foi modificado e a esquadria também teve seus perfis inclinados a 45º.

7 comentários:

  1. Bom dia Ribamar!
    Bom ter você neste mundo da blogosfera.
    Será um prazer acompanhar seus projetos. Eu e o noivo somos fãs incondicionais.

    Sobre a fachada...
    Estou adorando a transformação. Quero ver o grande final.

    PS: Adorei a opção do granito bege bahia para as molduras na fachada da casinha.

    Estarei sempre divulgando seu blog.

    Karla

    ResponderExcluir
  2. ola !
    Por indicação da Karla, resolvi dar uma olhada no seu blog e gostei do q mostrou ! Comecei a te seguir para acompanhar suas idéias !! Continue mostrando seu trabalho !!
    sds

    ResponderExcluir
  3. Olá Ribamar,conheci seu trabalho atraves do blog da Karla linda dimais a fachada da casa dela viu parabéns!!Ah... se eu pudesse assinar o cheque rs..rs..
    Já sou seguidora.
    bjs!

    ResponderExcluir
  4. oi, estava te seguindo no outro blog... quisera eu poder ter a assistencia de um profissional como vc!!!parabéns, ótimos trabalhos!!!
    abraços

    ResponderExcluir
  5. Tomara que sigam o projeto à risca, vai ficar lindo. Ah, e queria agradecer pelas preciosas dicas que você deu sobre a muretinha de concreto. Esclareceu mesmo... Muito obrigada. Abraço, Marina.

    ResponderExcluir
  6. Olá Ribamar!

    Super obrigada pela dica sobre as grades.... na minha imaginação linhas na diagonal combinaram mais com o estilo que eu quero... fiz uma postagem lá no blog sobre isso .. se vc puder passar lá e deixar sua opinião .. ficarei grata!

    Que Deus abençoe !

    ResponderExcluir