SEGUIDORES

sexta-feira, 17 de setembro de 2010

REMODELAÇÃO DE FACHADA 1 - PROJETO 0009/2010

Um dos temas que mais as pessoas gostam de tratar em arquitetura é a FACHADA DA RESIDÊNCIA, para quem mora em casa, ela ganha valores sentimentais e materiais na hora da execução.
Muitos pedem: "quero uma fachada linda na casa", mas a fachada nada mais é do que o resultado da concepção projetual do vazio, ou seja o planejar dos espaços gerará como subproduto a fachada: UM PROJETO BEM ELABORADO TERÁ UMA FACHADA BEM ELABORADA. Cabe ao arquiteto incrementá-la com os materiais atuais, e que além de beleza e sofisticação darão ao imóvel o toque de arte convidativo para coonhecer com gosto os espaços internos.
Fui contratado para a remodelação da fachada abaixo:


O projeto inicial da casa não era meu, o morador foi fazendo-a em etapas e me chamou para dar um toque mais contemporâneo à mesma.
A entrada principal da casa estava sendo realizada pela lateral e o abrigo para o carro era pequeno (aos fundos), além disso ele precisava de uma varanda para armar uma rede nos dias de descanso, ou um conjunto de cadeiras etc, enfim, faltava o "ar da graça" e a funcionalidade.
Enfim cheguei a conclusão e lhe entreguei a seguinte proposta:

Notem que as linhas retas da laje sobre a garagem conferem contemporaneidade ao projeto alterando logo a "cara" da casa. Os materiais aplicados foram:
- Tinta latex PVA para exteriores na cores palha e camurça (Suvinil)
- Pedra cariri em filetes 0,30 x 0,03 x 0,03
- Perfil de alumínio do tipo U para fazer os frisos
- Guarda corpo em inox AISI 304

Ela ainda está em construção, devido aos esforços de cargas sobre a viga, foi alterado o projeto e construiu-se um pilar para sustentar e dividir as cargas atuantes, são coisas que acontecem com frequência: adaptação e alteração de projetos, mas isso é outra postagem.


Foto do projeto em andamento:

Abraços

2 comentários:

  1. Olá Ribamar .. td bem?

    Vim conhecer seu blog... seus projetos são super bonitos!
    Eu adorei essa fachada!
    Vou ficar de olho nas novidades por aqui ok?!

    Seja sempre bem vindo lá no blog!
    Que Deus abençoe e sucesso!

    ResponderExcluir
  2. Olá Ribamar,

    adorei o seu blog, to te seguindo já!

    www.pramimepravoces.blogspot.com

    ResponderExcluir