SEGUIDORES

sábado, 25 de setembro de 2010

PEDRAS DECORATIVAS - MOSAICOS E CANJIQUINHA


Como havia prometido no post anterior,  este post irá tratar de pedras decorativas.
Em vários blogs que acompanho, ou em conversa com clientes e amigos, sempre me deparo com um desejo comum nas pessoas de chamar a atenção em um detalhe da sua construção (seja casa ou apartamento).
Em geral esse "detalhe" traz em sua roupagem um revestimento especial, daí vem a preferência pelas pedras, por se tratar de um material ao mesmo tempo bonito, rústico, nobre, sofisticado e passivel de personalização por parte de quem anseia .
Elas podem ser aplicadas em vários ambientes e de vários formatos (canjiquinha, mosaico, tramado, disperso etc):

MOSAICO DE PEDRAS



Sala Íntima Casa Cor 2009 - Arq. Pedro Gualberto e Leandra Castro - mosaico de pedra ferro
Os mosaicos são obtidos em geral pelo corte geométrico retangular (quadrados e retangulos), desse corte, que é executado na própria marmoraria, ou na loja especializada de pedras decorativas, o profissional (em geral pedreiros especializados) assenta as pedras com argamassa específica formando o efeito desejado.
Os mosaicos podem ser feitos com diversos materiais, não só apenas pedras, existem mosaicos de gesso, ferro e até madeira (mas isso será outro post).
Além de beleza e toque contemporâneo, os mosaicos conferem versatilidade, pois podem ser aplicados em diversos lugares.



Arq. Lindsay Nandes

Arq. Lindsay Nandes

Arq. Ricardo Freire



Os mosaicos mais comuns existentes, são os chamados mosaicos portugueses, que podem ser feitos de várias pedras assim como os mosaicos contemporâneos acima.
O mosaico português confere beleza e sofisticação aos ambientes que são aplicados:






Na ausência de mão-de-obra especializada na região, uma outra opção seria a compra de placas com os mosaicos já formados, inclusive algumas das imagens neste post, foram tiradas do site da  loja differenza que trabalha com vários tipos de revestimentos.
Em lojas de materiais de construção também são encontradas essas placas, a beleza é a mesma e agrada muito aos olhos, o preço é que não é tão agradável aos olhos.

 Alguns mdelos de placas de mosaicos:





CANJIQUINHA DE PEDRAS

O estilo canjiquinha é uma maneira de se colocar pedras em tiras finas e camadas. Em geral os filetes (ou palitos) são cortados na fábrica com seções de 3 x 5 cm ou 1,5 cm x 5cm, mas isso e variável, assim como seu comprimento que em geral é de 30 a 40 cm. Para se obter um efeito bem interessante, é necessário o DESALINHAMENTO HORIZONTAL das pedras.
Elas são assentadas com argamassa específica para pedras naturais e a superfície que será assentada deve estar rugosa, ou seja o emboço não deve ser alisado, para garantir melhor aderência do material.
Assim como o mosaico a canjiquinha cai muito bem tanto em exeteriores quanto em interiores.

Arq. Magda Marconi


FILETES - esta imagem identifica-se mais com um mosaico rustico, mas por se tratar de filetes eu classifiquei na seção canjiquinha.

Charme todo especial para salas de estar e livings

Os filetes podem ser de vários materiais, dependendo da região e do estado que você se encontra, em Minas Gerais e nos estados proximos a Minas, são os que tem maior variedades, pois no estado de Minas há uma grande produção de pedras e seu solo é rico em quase todos os tipos de rochas e minerais.

Enfim, seja qual for o ambiente em questão,  ou  o detalhe  que você queira criar neste ambiente, vale estudar qual ficaria melhor e qual você mais se identifica, partindo deste pressuposto o próximo passo seria escolher a pedra, de acordo com seu gosto e com o seu bolso $$$.

Abraços e até próximo post.

P.S.: O pedreiro não teve tempo de começar a assentar a canjiquinha do projeto 0013/2010 (o projeto do pai da minha noiva ), creio que na segunda ele deverá começar, daí postarei as fotos para vocês do passo-a-passo.

18 comentários:

  1. adorei o post, quero com certeza utilizar essa tecnica em algum amabiente da minha casinha, mas ainda estou na dúvida, depois vou fazer euns desenhos e te enviar para pedir sua opinião ok!!??
    abraços

    ResponderExcluir
  2. Oi Ribamar

    abri mão da canjiquinha...meu pedreiro não coloca, seria sua primeira experiência...e tem que ser mão de obra especializada!
    Ele é muito bom de revestimento e acabamento, então vamos revestir a lareira externa e interna com pedras. Ontem fomos namorar algumas e vou fazer um post mostrando as pedras que gostei!
    Vai lá em casa depois e dá uma olhadinha!
    http://emconstrucaoml.blogspot.com/

    bjs

    ResponderExcluir
  3. Muito bom seu blog...ajuda a tirarmos tantas dúvidas...rsrsr

    Parabéns, estou te seguindo para acompanhar as suas novidades.

    bjs.

    ResponderExcluir
  4. Oi Ribamar, adorei o blog! Estou te seguindo, tá? um abraço

    ResponderExcluir
  5. Oi Ribamar!

    Muito bom o post.
    Adorei a opção das placas... Vou dar uma pesquisada nas casas do ramo da minha cidade e so site que vc citou.

    O que mais me preocupa é achar mão de obra especializada para instalar as canjiquinhas.
    Aqui encontro São Tomé de 86,00 o m2 e Arenito (tipo canjiquinha) de 80,00 m2. Pouca diferença de preço. A Cariri, infelizmente não tem.

    Abraço
    Karla

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa noite! Temos um Filete (canjiquinha) solto ou em tela que não necessita de mão-de-obra especializada, consigo preços bem melhores do que esses citados e pode assentar mais de 10m² por dia. Trabalhos com mosaicos de pedras também. Caso interessem favor entrar em contato pelo msn mosaicost@hotmail.com ou pelo email mosaicosaotome@gmail.com Fico a disposição para quaisquer dúvidas. Atenciosamente Junior

      Excluir
  6. Acho lindo e acho que dá uma sofisticação pro ambiente...
    Beijo,
    Marina.

    ResponderExcluir
  7. oi,Ribamar:
    Também acho q vou colocar este revestimento em algum lugar da casa,não sei onde... To pensando em algum detalhe na minha sala de tv (nas laterais do painel onde ficara a tv). Tenho também um jardim de inverno (com vista para a sala de jantar)que acho q ficaria bonito, mas não tenho nenhum projeto,só idéias na minha cabeça...O difícil é colocar no papel ! Quem sabe vc me ajuda e dá uns pitacos ?? kkkk.....
    até a próxima !!!

    ResponderExcluir
  8. Ola!!
    Obrigada pela visita lá no blog...Pode deixar, mandarei o espaço logo q começarmos as paredes
    pra vc dar uns pitacos,sim...Nada melhor q um profissional pra fazer isso. Depois vou dizer q o projeto foi seu e divulgar é logico !!...
    Até mais !! E sigo te acompanhando !

    ResponderExcluir
  9. Oi Ribamar!
    Você como sempre me ajudando...
    Com sua explicação entendi o que é minha porta.
    O rapaz da loja falou o mesmo que vc.
    Eles mostraram uma porta igual a da Vanessa e do Ronald... Mais disseram que ela é montada e não inteira como a minha.
    Acham a minha melhor...
    Caso eu fique a porta (a instalada) ele daria um jeito de arrumar a parte danificada e daria um trato nela.
    O que vc acha?
    Brigadão meu amigo...
    V se mostra sua arte pra gente.
    Abraço
    Karla

    ResponderExcluir
  10. mt bom seu blog! lindas fotos, sou fã de pedras decorativas e vc esta de parabens.

    ResponderExcluir
  11. Amei seu Blog...gosto muito de areas de lazer, casas de campo e de praia... assoalhos, areas de piscinas, nesse estilo... vc da dicas excelentes.. amei e convidei meus amigos pra seguir seu blog.. parabens... sempre q eu tiver novidades,, vou dividi-la com vcs... fiquem bem...

    ResponderExcluir
  12. Muito bom seu Blog Riba. Criativo e educativo. Quando minha casa estiver pronta postarei ( se vc permitir , eh claro ) umas fotos.Modestia a parte ela ficou muito elegante. Abraços pra vc e Rosy.

    ResponderExcluir
  13. Gostei muito do seu blog! visita o meu Designfutury/blogspot.com

    ResponderExcluir
  14. boa tarde,

    Solicito seu contato de e-mail para envio de uma proposta de fornecimento de material para suas obras,mais especificado Pedras são tome e Quar tz itos São tome famosa pedra mineira.Somos Pedreira possuímos nossa própria jazidas para extração,Temos Ótimos preços e carregamento direto ate a obra.

    aguardo retorno deste Email para uma melhor apresentação.

    Obrigado,



    ATT.



    São Tome Pedras & Quartzitos
    http://saotomepedras.blogspot.com
    Televendas:(FIXO)(35)3232-3616 (TIM)(35)9185-7028
    (VIVO)(35)9902-2915 (OI)(35)8703-0155 (CLARO)(35) 8471-6510
    Webvendas:querocomprarpedra@gmail.com /queropedrasaotome@gmail.com

    ResponderExcluir
  15. Boa Tarde ,
    Trabalho na colocação de qualquer tipo de pedras para revestimento
    vão Gostar :

    http://josemozar.blogspot.com.br/

    Segue contato: 8726 - 3086

    ResponderExcluir
  16. Excelente post, gostei bastante. Aqui em Belo Horizonte eu achei estes mosaicos em pedra são tomé na Romanó Pedras com um preço bastante acessível.
    Parabéns pelo post.

    ResponderExcluir
  17. Bom dia Ribamar, tudo bem?

    Gostei muito do seu anúncio sobre decorar com pedras. Nós da Tok Revest elogiamos pessoas que trabalham de forma que sempre compartilham idéias e novidades sobre revestimento com pedras.

    Meus parabéns!

    Everton Basilio
    Diretor comercial
    www.tokrevestpedrasaotome.com.br

    ResponderExcluir