SEGUIDORES

terça-feira, 21 de setembro de 2010

REMODELAÇÃO DE FACHADA 3 - PROJETO 0013/2010

Este projeto é especial, pois trata-se do projeto de um imóvel do pai da minha noiva, ele é uma pessoa com características inigualáveis e qualidades talvez insuperáveis, mas é muito teimoso e super difícil de se agradar, ou pelo menos convencê-lo do que pode ser "agradável."
Ele me convidou para o elaborar o projeto da reforma dessa residência , que na verdade era onde funcionava um comércio que ele possuía há uns 10 anos atrás, mas como o imóvel estava há um bom tempo sem ter sequer uma pequena reforma eu resolvi encarar o desafio sabendo que não seria tarefa fácil, pois além de exigir uma mudança de estilos, cores, e do layout geral da casa, teríamos que trocar muitos elementos como toda a cobertura, e a parte elétrica.

Vou mostrar neste post a fachada externa, pois foi por onde começou a obra no dia 13/09/2010 (semana passada).

Projeto:

Ela tem duas entradas, a principal, onde se tem o portão da garagem e o portão social e tem uma mais para o lado esquerdo, sobre o portão da garagem tem um "L" invertido que na verdade é um pilar com uma laje em balanço, fazendo o papel de marquise.
Eu elaborei alguns desníveis  na alvenaria, para que não ficasse aquela espécie de muro totalmente reto, comuns, muito embora eu não goste de muros, mas INFELIZMENTE na maioria das cidades (senão em todas) vivenciamos um grande problema que é a falta de segurança, então nos cercamos de muros, muretas e grades e a única coisa que podemos fazer é deixar essas barreiras de segurança com um ar mais agradável.
Nas paredinhas de tom mais escuro foi especificada Suvinil D161, aplicado sobre o EFEITO LINHO , que é obtido com o uso do Gel para efeitos especiais da Suvinil (confira esta técnica: http://www.suvinil.com.br/efeitos/#/linho).  Também elaborei um trapézio que terá pedra cariri aplicada, com a técnica canjiquinha.

Passo-a-Passo:

1° dia : Baldrame e pilaretes - Para um muro de divisa que não recebe cargas a não ser seu peso próprio, em geral a fundação é executada com baldrame em pedra argamassada, ou seja, são pedras-de-mão dispostas uma a uma manualmente e assentadas com argamassa de cimento e areia, sobre ela foi executada uma viga de amarração ligando os pilaretes de travamento (executados com treliça).


 
 

2° dia: O pessoal no fim da tarde do segundo dia já tinha levantado meia parede e colocado a armação do pilar do detalhe da marquis:
 
  

  

3° dia: no terceiro dia as paredes foram levantadas mais ainda e foi colocado as formas dos pilares.
(observe a fachada por trás, como era antigamente, com uma marquise curva e uma platibanda bem elevada, devido ao ponto comercial que existia).






A fachada avançou mais 1,50 m em relação à calçada, pois a casa era recuada 2,60m em relação à rua, sendo assim ainda sobraram 1,10 de calçada, que é onde está previsto a implantação de uma jardineira ao longo do muro.

Já tem fotos mais recentes, mas vou deixar pra postá-las depois.

Abraços

9 comentários:

  1. Hoje conheci o seu blog atraves do comentario que vc fez no blog da Tais, e simplismente adorei...
    Achei que vc tem muito bom gosto e to aki so pedindo licença pra invcadir o seu blog e te seguir...
    Otima semana

    ResponderExcluir
  2. Oi Ribamar!
    Adorei esse projeto.
    E que responsabilidade, hein.... Sogro exigente. kkkkk

    Uma pergunta: É uma preocupação do noivo.
    Quanto a jardineira no muro. Devemos ter alguma preocupação com infiltração? Digo isso por motivo de regar as plantas.

    Fiquei curiosa para ver como está o muro, já que tem mais fotos.

    Karla

    ResponderExcluir
  3. Achei o seu blog pelo da Karla aí em cima e adorei...já pensei em fazer arquitetura...quem sabe um dia!? rsrs
    Muito legal o seu trabalho...vou acompanhar!

    Bjo!

    ResponderExcluir
  4. Oi Ribamar,

    desafiador seu projeto!
    Vou acompanhar para ver sua vitória!
    Parabéns pelo blog!

    Maria Luiza

    ResponderExcluir
  5. Parabéns...
    Ficou SHOW

    Olá Ribamar eu sou Flavio de Betania do Piaui, gosto muito desta ária de Projetos de Construção só que não tenho programa para desenhar sera que seria possivel voce me passa o nome do programa que usa para desenhar pois essa fachada ficou muito linda.

    ResponderExcluir
  6. Olá Ribamar
    Tem como voçê postar fotos dessa fachada já pronta?

    ResponderExcluir
  7. Olá Ribamar, estou em fase de construção e procurando por fachadas de muros encontrei a foto que me fez chegar ao seu blog, já digo que estou amando seus conteúdos. Pergunto, posso copiar o seu modelo? Rsrsrs, vc teria como me enviar o projeto com as medidas, ficaria muuuuito agradecida. rosimeire.saraiva@hotmail.com

    ResponderExcluir
  8. Olá Ribamar, estou em fase de construção e procurando por fachadas de muros encontrei a foto que me fez chegar ao seu blog, já digo que estou amando seus conteúdos. Pergunto, posso copiar o seu modelo? Rsrsrs, vc teria como me enviar o projeto com as medidas, ficaria muuuuito agradecida. rosimeire.saraiva@hotmail.com

    ResponderExcluir