Como havia prometido no post anterior, este post irá tratar de pedras decorativas.
Em vários blogs que acompanho, ou em conversa com clientes e amigos, sempre me deparo com um desejo comum nas pessoas de chamar a atenção em um detalhe da sua construção (seja casa ou apartamento).
Em vários blogs que acompanho, ou em conversa com clientes e amigos, sempre me deparo com um desejo comum nas pessoas de chamar a atenção em um detalhe da sua construção (seja casa ou apartamento).
Em geral esse "detalhe" traz em sua roupagem um revestimento especial, daí vem a preferência pelas pedras, por se tratar de um material ao mesmo tempo bonito, rústico, nobre, sofisticado e passivel de personalização por parte de quem anseia .
Elas podem ser aplicadas em vários ambientes e de vários formatos (canjiquinha, mosaico, tramado, disperso etc):
MOSAICO DE PEDRAS
![]() |
Sala Íntima Casa Cor 2009 - Arq. Pedro Gualberto e Leandra Castro - mosaico de pedra ferro |
Os mosaicos são obtidos em geral pelo corte geométrico retangular (quadrados e retangulos), desse corte, que é executado na própria marmoraria, ou na loja especializada de pedras decorativas, o profissional (em geral pedreiros especializados) assenta as pedras com argamassa específica formando o efeito desejado.
Os mosaicos podem ser feitos com diversos materiais, não só apenas pedras, existem mosaicos de gesso, ferro e até madeira (mas isso será outro post).
Além de beleza e toque contemporâneo, os mosaicos conferem versatilidade, pois podem ser aplicados em diversos lugares.
![]() | ||
Arq. Lindsay Nandes |
![]() |
Arq. Lindsay Nandes |
![]() |
Arq. Ricardo Freire |
Os mosaicos mais comuns existentes, são os chamados mosaicos portugueses, que podem ser feitos de várias pedras assim como os mosaicos contemporâneos acima.
O mosaico português confere beleza e sofisticação aos ambientes que são aplicados:
Na ausência de mão-de-obra especializada na região, uma outra opção seria a compra de placas com os mosaicos já formados, inclusive algumas das imagens neste post, foram tiradas do site da loja differenza que trabalha com vários tipos de revestimentos.
Em lojas de materiais de construção também são encontradas essas placas, a beleza é a mesma e agrada muito aos olhos, o preço é que não é tão agradável aos olhos.
Alguns mdelos de placas de mosaicos:
CANJIQUINHA DE PEDRAS
O estilo canjiquinha é uma maneira de se colocar pedras em tiras finas e camadas. Em geral os filetes (ou palitos) são cortados na fábrica com seções de 3 x 5 cm ou 1,5 cm x 5cm, mas isso e variável, assim como seu comprimento que em geral é de 30 a 40 cm. Para se obter um efeito bem interessante, é necessário o DESALINHAMENTO HORIZONTAL das pedras.
Elas são assentadas com argamassa específica para pedras naturais e a superfície que será assentada deve estar rugosa, ou seja o emboço não deve ser alisado, para garantir melhor aderência do material.
Assim como o mosaico a canjiquinha cai muito bem tanto em exeteriores quanto em interiores.
![]() |
Arq. Magda Marconi |
![]() |
FILETES - esta imagem identifica-se mais com um mosaico rustico, mas por se tratar de filetes eu classifiquei na seção canjiquinha. |
![]() |
Charme todo especial para salas de estar e livings |
Os filetes podem ser de vários materiais, dependendo da região e do estado que você se encontra, em Minas Gerais e nos estados proximos a Minas, são os que tem maior variedades, pois no estado de Minas há uma grande produção de pedras e seu solo é rico em quase todos os tipos de rochas e minerais.
Enfim, seja qual for o ambiente em questão, ou o detalhe que você queira criar neste ambiente, vale estudar qual ficaria melhor e qual você mais se identifica, partindo deste pressuposto o próximo passo seria escolher a pedra, de acordo com seu gosto e com o seu bolso $$$.
Abraços e até próximo post.
P.S.: O pedreiro não teve tempo de começar a assentar a canjiquinha do projeto 0013/2010 (o projeto do pai da minha noiva ), creio que na segunda ele deverá começar, daí postarei as fotos para vocês do passo-a-passo.