SEGUIDORES

quarta-feira, 4 de maio de 2011

ESCADAS

Se sua casa tem níveis/desníveis, tanto se for de dois ou mais pavimentos, ou simplesmente desníveis de 0,60 m ou mais, vc terá que criar escadas para vencer essas diferenças de níveis.
Atualmente existem vários modelos e materiais que podem configuar uma escada bela e funcional, mas acima de tudo O CONFORTO e a SEGURANÇA.


O conforto de uma escada basicamente se constitui em você conseguir vencer o nível, sem perceber que venceu. Ou seja, subir mais de 2,80m e nem perceber, sem cansar, sem suar ao chegar ao topo...
Para isso a escada primeiramente deve ser bem projetada, existe uma fórmula simples para cálcular escadas que nós arquitetos e engenheiros usamos (Fórmula de Blondel) ela é o passo inicial para termos uma escada confortável. Mas para fins gerais o ideal é que o piso da escada esteja entre 25 e 28 cm de largura e o espelho tenha de 17 a 18 cm de altura.

relação entre piso x espelho no degrau. Fonte: Casa Claudia

Paralelo a conforto existe o item segurança, para isso toda escada deve ter um guarda-corpo e/ou corrimão para dar proteção e auxílio na subida/descida pela escada, um detalhe importante no quesito segurança é o material que reveste a escada, este deve ser anti-derrapante, ou no caso de materiais derrapantes (polidos) deve possuir frisos na borda para evitar acidentes. Se possível for é interessante instalar balizadores (luzes-guia) para prevenir acidentes noturnos e não ter a necessidade de ligar a luz do ambiente na hora de descer/subir.

Escada com guarda-corpo em vidro e com balizadores. Fonte: Casa Cláudia
Frisos na borda do piso do degrau. Fonte: Moliza Revestimentos


ESCADA CASCATA - modelo contemporâneo, muito utilizado nos projetos atuais. Fonte: Arquivo Próprio

 Porfim pode-se também aproveitar o espaço sob a escada para um outro uso, como jardim, dispensa, estante, etc, abaixo segue um projeto de minha autoria para um cliente, aproveitamos o espaço debaixo da escada para criar um barzinho com adega, ficou muito bom, não tenho fotos da execução, mas vou pedir ao cliente e breve postarei.

Adega/bar residencial, prateleiras acompanham a inclinação da escada. Fonte: Arquivo Próprio

Visão Geral. Fonte: Arquivo Próprio

Qualquer dúvida fique a vontade para peguntar e comentar. Grande Abraço.

5 comentários:

  1. adorei as informaçõs... estamos tentando descobrir um material para confeccionar os guarda corpos das escadas lá de casa, quero algo discreto. Já vi em alguns locais escadas apenas com corrimão na parede e achei ótimo, acho que ao menos enquanto ainda somos relativamente jovens seria o ideal lá pra casa, ainda estamos analizando. você teria alguma dica?
    abraços

    ResponderExcluir
  2. oi! vim retribuir a visita! parabéns pelo blog! me deliciei com sua cobertura do cc maranhão! abraços, e volte sempre!
    laryssa

    ResponderExcluir
  3. Olá venho lá do blog da
    Bruna, (Comprando meu apê), conhecer seu blog e ja me tornei seguidora srsrsr um sonho tudo por aqui! Amei a sugestão da bancada acima da descarga, ótima idéia e post! Abraço e quando tiver um tempinho passa lá no CASA para um café!
    Valeria

    ResponderExcluir
  4. Boa noite, parabéns pelo blog, gostaria de fazer uma pergunta e ver se vcs pode dar uma ideia, estamos fazendo uma planta e a escada não conseguimos encaixar em lugar nenhum, gostaria te enviar o projeto e se vcs pudesse olhar e ver o q podemos fazer, eu agradeço, obrigada.

    ResponderExcluir