SEGUIDORES

sábado, 29 de janeiro de 2011

MANTA TÉRMICA/IMPERMEAVEL PARA TELHADOS

Um item muito importante para os telhados é a subcobertura, também chamada de manta , ela pode ter as propriedades de isolamento térmico, acústico e também impermeabilizante, cada propriedade desta irá lhe conferir carcaterísticas e materiais distintos.
A escolha depende da finalidade, mas usualmente as pessoas procuram mais pela de isolamento térmico, que também é impermeável. Essa manta é "aquela" prateada, que parece papel alumínio, isso porque pelo menos uma de suas faces é aluminizada, o alumínio terá a função de refletir os raios solares, proporcionando assim conforto térmico no ambiente (economizando ar condicionado), mas de quebra ele se configura como um impermeabilizante uma vez que instalado entre as ripas e os caibros ele se tornará uma espécie de "grande calha" por baixo de todo telhado (por isso o nome subcobertura), assim se uma eventual goteira aparecer ela não atingirá o forro ou a laje de forro, pois a água escorrerá no sentido da manta até sair pelos beirais do telhado ou calhas externas, se houver.
Portanto se você está construindo ou pretende construir, instale a subcobertura no telhado, pois ele evitará que seu forro (principalmente se for de gesso) se estrague, ou sua laje infiltre, além de melhorar a sensação térmica de sua residência, se o local for quente ele ficará mais agradável, se for frio a manta conservará uma temperatura ideal da residência.
Seguem algumas imagens:
VISTA POR BAIXO - a subcobertura é instalada entre os caibros e a ripa (Fonte: arquivo pessoal - Casa do Sogro)

VISTA POR CIMA - Devido a lagura em geral ser de 1,00 a 1,20 m, recomenda-se que a manta seja instalada no sentido longitudinal a diração do telhado, ou seja no sentido das ripas (Fonte: http://www.casadatelha.com.br/isolante_termico.htm)
Para saber preços, marcas etc, faça uma busca no Google, ou lojas de materiais de construção, existem diversas marcas, Litfoil, Durafoil etc. Mas independente do preço e da marca, saiba que este é um dos produtos que não pode faltar na obra, apesar de que muitos pedreiros, ou mestre de obras acham desnecessário, mas não é. 

A Liloca, do Blog Casa da Liloca , já falou em um de seus posts sobre as caracter´siticas das subcoberturas, pois ela adquiriu para o 2º pavimento se sua resiência,  clique aqui para ler o post na íntegra, mas seguem as características abaixo:

Isolamento Térmico Eficiente

Evita o calor proveniente de radiação térmica emitida por qualquer tipo de telha.
Reduz até 9,6ºC temperatura ambiental.
Evita a condensação
Economia com ar condicionado
Redução do custo na aquisição do equipamento e menor consumo de energia

Impermeabilizante

Evitam infiltrações para o interior, originadas por chuva de vento, trincas ou quebra de telha
Evitam a formação da condensação

Acústico

Atenuam o ruído da chuva nas telhas metálicas

Outras características

Não propicia a propagação de insetos
Auto – extinguível / Não tóxico

 
Então fica a dica do Arquiteto: Subcobertura Sempre!

4 comentários:

  1. também coloquei lá em casa e super aprovo!

    ResponderExcluir
  2. Oi também usei manta na minha casa, no meu caso optei pela que tem uma das faces branca, pois por enquanto não vou botar lambri. Usei da marca Durafoil.

    ResponderExcluir
  3. Hei, me oriente como eu posso prega-lo no madeiramento?
    Posso usar tachinhas, prego ou que tipo de material para prega-lo?
    Estarei aguardando um retorno, muito obrigado,pela oportunidade!

    ResponderExcluir
  4. Posso usar a manta logo abaixo de uma laje e deixa~la a vista?

    ResponderExcluir